Endodontia

A endodontia é a especialidade odontológica que visa tratar os mais diversos problemas nos canais dentários. Conheça os tipos de procedimentos da endodontia.

Tratamento de canal sem dor

Quando um paciente sofreu um trauma ou cárie dentária profunda, as estruturas internas do dente podem ser atingidas, permitindo que bactérias entrem na polpa, causando uma infecção dentro do dente. Nesses casos é preciso realizar o tratamento de canal, que consiste na retirada de todo o tecido vital (polpa dentária) da parte interna do dente. A polpa dentária é o tecido mole que contém nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. Ela está localizada no interior do dente e se estende da coroa dentária à ponta da raiz. Dessa forma, é retirada a parte inflamada, infectada ou necrosada. O tratamento de canal é indolor, feito com anestesia local. Por isso, não causa dor ou incômodos ao paciente durante o atendimento.

Retratamento de canal

Caso o paciente já tenha feito um tratamento de canal que, por algum motivo, não deu certo, é aconselhado realizar o retratamento de canal. Nesse procedimento, é feita a remoção de todo o material obturador antigo e uma nova limpeza e desinfecção. Para então, poder obturar o dente novamente com segurança e previsibilidade. Na maioria das vezes o retratamento de canal é feito em sessão única.

Remoção de pino intracanal

Em alguns casos é exigida a remoção do pino intracanal. Esse procedimento é realizado com o auxílio do ultrassom e pontas ultrassônicas específicas, conferindo uma maior segurança e previsibilidade no procedimento.

Remoção de núcleo intracanal

O tratamento de remoção de núcleo intracanal impede complicações sérias na saúde bucal do paciente. É realizada quando se verifica a necessidade de refazer determinados procedimentos da endodontia, como o retratamento endodôntico.

 

Drenagem de abcesso

O acúmulo de pus na região bucal, resultante da presença de alguma infecção, pode provocar um abcesso. Surgem após a contaminação de determinadas bactérias que prejudicam a polpa dentária. Também é bem comum que apareça na região da gengiva. O tratamento, na maioria das vezes é simples, no entanto, extremamente importante para a manutenção da sua saúde bucal.

 

Radiografia digital

A radiografia digital na odontologia agiliza o processamento de diagnósticos precisos e mais assertivos. Sendo assim, ajuda a proporcionar a recuperação rápida do paciente e a guiar os tratamentos indicados para cada caso clínico.

Aguardamos você!
Agende sua avaliação!

Dra. Sandra 02

Faceorto Odontologia – Clínica Dra. Sandra Vicente

Avenida Ayrton Senna, 2.150 – Bloco F – Sala 202 – CASA SHOPPING – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ

Telefone 021 3325-5982    021 98850-9997 whatsapp

clinícafaceorto@gmail.com